Hoje é o Dia Mundial da Alimentação, esta data foi criada com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e também sobre a fome no planeta. E como esse é o tema principal de hoje, queremos explorar um pouco mais sobre os industrializados. Afinal, todo alimento industrializado faz mal?

A resposta para essa pergunta é muito simples, basta ler o rótulo. É lá que você vai encontrar todas as informações necessárias e que merece sua atenção especial. Uma dica simples para entender como funciona é: Os primeiros ingredientes listados são aqueles que contém maior quantidade no produto. A ordem é sempre decrescente, quanto mais de um certo ingrediente o alimento contiver, mais para cima da lista estará descrito.

Mas não é somente a lista de ingredientes que importa, fique atento também a tabela nutricional que indica a quantidade de gordura, carboidratos, vitaminas, açúcares, entre outras coisas, por isso é sempre bom ficar de olhos em todas as letrinhas miúdas. É importante conhecer também alguns ingredientes que devem ser evitados, como:

● Adoçantes artificiais (aspartame, sucralose, sorbitol, isomalt, sacarina, acesulfame, glycerol, hsh, lactitol, maltitol e polidextrose);
● Xarope de milho com frutose (High Fructose Corn Syrup);
● Os conservantes BHT e BHA (Hidroxianisol Butilado e hidroxitolueno butilado);
● Benzoato de sódio, um conservante que, quando associado a outros ingredientes,
pode tornar-se altamente maléfico para a saúde;
● Glutamato Monossódico;
● Nitrato e nitrito de sódio (comumente usados para conservar carnes);
● Gordura trans/hidrogenada;
● Colorantes artificiais;
● Bromato de potássio

Existem muitas razões para evitar o consumo de alimentos ultra processados, e essas razões estão quase sempre relacionadas à utilização de aditivos e conservantes químicos nos produtos. Porém, nem todo alimento industrializado deve ser considerado um vilão, hoje em dia existem inúmeras opções de alimentos industrializados feitos com ingredientes naturais e que ajudam muito na correria do dia a dia das pessoas trazendo mais praticidade.

Por exemplo, os ingredientes do Flokito Cereal Matinal Orgânico Monama são: mel, flocos de arroz, aveia em flocos, flocos de milho e cacau em pó. O Leite de Coco em Pó Monama é feito apenas com leite de coco desidratado e 2% de malte de mandioca. A Barra de Aveia e Frutas Maçã e Canela Monama é feita somente com maçã e banana desidratadas, farelo de aveia, tâmara e canela. E a Pasta de Amendoim com Sal do Himalaia Monama leva somente esses dois ingredientes. Percebeu a diferença?

É certo que o consumo de alimentos in natura é muito mais saudável que os processados, porém nem todo industrializado faz mal, existem sim alimentos industrializados com ingredientes do bem. E se você está disposto a colocar mais qualidade no seu prato, da próxima vez que for às compras, não esqueça de checar o rótulo, e fuja daqueles ingredientes feitos em laboratório que você não sabe o que significa e que mal consegue pronunciar o nome.

Na hora de fazer suas escolhas leve sempre em consideração o equilíbrio, porque comer deve ser um ato de prazer e não de culpa, basta fazer escolhas conscientes. Na dúvida, leve em consideração a frase do escritor e ativista Michael Pollan, e que faz parte dos nossos Monamentos, que diz ‘Não coma nada que a sua avó não reconheceria como alimento’’.

 

Mariane Lani – Engenheira de Alimentos da Monama

 

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os produtos da Monama clique aqui