Ainda há o mito sobre o consumo de leite e quantidade adequada de cálcio, onde muitas pessoas temem a retirada deste e de seus derivados.

 

Mas será que é só no leite de vaca que tem cálcio?

Será que eu preciso ingerir esses alimentos?

E quais outros são fonte?

 

Muitas perguntas, dúvidas e questionamentos e acima de tudo, muita polêmica sobre a LACTOSE.

 

A lactose é o açúcar do leite, composto por duas moléculas: a glicose e a galactose.

No nosso corpo, possuímos uma enzima chamada LACTASE, que é a responsável pela quebra e digestão do composto lactose, porém, intolerantes a este, não possuem esta enzima em quantidade suficiente ou tem dificuldade na quebra, desenvolvendo uma INTOLERÂNCIA A LACTOSE.

Há também o caso de ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE, na qual como uma resposta imune do corpo, ocorre uma reação as proteínas do leite de vaca, no caso a caseína, alta-lactoalbumina, beta-lactoglobulina. Esse, por sua vez, é mais comum em crianças e tem sintomas mais fortes do que a intolerância, podendo levar até a reação anafilática.

Mas isso não significa que estes terão problemas com cálcio. Muito pelo contrário...

- O cálcio presente no leite não é tão biodisponível quanto pensamos. Grande parte dele não é absorvido corretamente, visto que há também a necessidade de magnésio para total aproveitamento.

- Ao consumir leite, nosso pH sanguíneo se torna mais ácido e com isso, enviamos o cálcio para o sangue e não para os ossos, ou seja, ele não será absorvido e utilizado corretamente.

 

E onde encontrar?

O cálcio está mais presente do que se pode imaginar.

O alimento saudável mais rico neste é o gergelim, que possui cerca de 8x mais do que o próprio leite (989mg a cada 100g).

Podemos encontrá-lo também em sementes de abóbora e girassol, amêndoas, sardinha, couve, brócolis, grão de bico e muitos outros alimentos super saborosos.

 

Devemos levar em conta os níveis de absorção, que irão garantir o aproveitamento íntegro do mineral em si.

Os vegetais verde escuros são os que possuem maior nível de absorção, correspondendo a 50-70%.

As amêndoas e sementes ficam com 21% e grãos com 17%.

Se você tiver alguma alergia, intolerância ou quiser testar uma alimentação com menos lactose, pode ficar tranquilo, toda a fábrica da Monama Orgânicos é livre de lactose (além de glúten e açúcar refinado). Tudo para oferecer alimentos saudáveis de qualidade feitos com muito amor!

 

Abaixo segue uma tabelinha com alguns alimentos fonte de cálcio:

 

 

Alimento

Quantidade cálcio -100g

Semente de chia

714mg

Couve crua

135mg

Tofu

510mg

Quinoa

127mg

Sardinha

450mg

Brócolis

86mg

 

Está vendo como não precisa necessariamente ser do leite?

O importante é ter uma alimentação variada e equilibrada, assim nenhum nutriente fica de fora.

 A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

 

Para conhecer todos os nossos produtos,  clique aqui.

 

 

Nutricionista Vitoria Falcão

CRN: 41452
IG: @nutri_vifalcao    
Email: vih_falcao@hotmail.com
Site: www.nutrivifalcao.com.br