O grão de bico, também conhecido como o grão da felicidade por conter uma alta concentração de triptofano, é uma leguminosa de origem asiática, muito nutritiva e rica em: 

  • Vitaminas do complexo B 
  • Ácido Fólico 
  • Minerais como, Ferro, magnésio e zinco. 
  • Fibras 
  • Proteínas de origem vegetal 
  • Aminoácidos 

 

  Sim! Esse pequeno grão super saboroso, é extremamente poderoso para a nossa saúde e alimentação. 

 

  O grão de Bico em si, pode ser consumido de várias formas, em saladas, pastas, caldos, ou até mesmo como farinha que tem sido uma forma versátil e saudável de consumir esse alimento. Mas por ser um formato um tanto quanto inovador no mercado, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a tão falada Farinha de Grão de Bico. Então resolvemos esclarecer as dúvidas mais recorrentes por aqui! Dá só uma olhadinha: 

 

Benefícios da Farinha de grão de bico: 

  A Farinha de Grão de Bico, é uma farinha sem glúten, rica em fibras e capaz de  proporcionar uma estrutura incrível para as massas. 

 

Mas sempre é importante se atentar aos ingredientes da farinha, a nossa Farinha de Grão de Bico Monama, é puríssima! Feita só com o próprio grão de bico não transgênico moído, e assim que deve ser, sem aditivos nem conservantes. E o resultado é maravilhoso, uma farinha rica em valor biológico e muito nutritiva! 

 

O grão de bico é uma fonte de carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico devido principalmente a sua alta concentração de fibras. Mas também é uma opção rica em proteínas de origem vegetal, tanto que é bastante consumida por quem é adepto a uma alimentação vegana ou vegetariana. E no caso da farinha dessa leguminosa, não é diferente, porque ela também pode ser usada para elevar a concentração de proteínas das suas receitas. 

 

Qual é o sabor da Farinha de Grão de Bico? Tem gosto residual? 

  Não, podem ficar tranquilos, que o sabor dela é neutro. Tanto é que pode ser usada em receitas doces e salgadas. 

 

Qual a textura que a Farinha de grão de bico proporciona? 

  Como falado anteriormente, a farinha de grão de bico é uma farinha de estrutura. Principalmente por conter bastante fibras, ela proporciona firmeza para a massa crescer de forma fofa e homogênea. 

 

Um único ponto que devemos ficar atentos, é que muitas vezes pela sua alta concentração de fibras, ela pode ressecar a massa. Por isso sempre é importante se for necessário, ajustar a quantidade de líquidos que contém na da receita. Para que o resultado saia conforme o esperado. 

 

Uma ótima dica também é combinar a Farinha de Grão de Bico com alguma outra farinha de oleaginosa, como amêndoas ou coco por exemplo. Assim fica uma combinação perfeita, já que a farinha de grão de bico traz a estrutura e a de oleaginosa traz a humidade. 

 

Dicas de uso: 

A Farinha de Grão de Bico, pode ser usada em diversos tipos de receitas,porque ao mesmo tempo que ela proporciona uma massa fofa, sendo super indicada para bolos e pães. Ela também pode ser usada para empanar ou preparar massas crocantes, como pizzas e crackers. 

 

Inclusive, segue uma dica de receitinha super simples de Massa Básica de Pizza, que você pode preparar com a Farinha de Grão de Bico Monama. Anota ai:
🍕1 xic. de Farinha de Grão de Bico Monama

🍕1 xic. de Água

🍕3 col. de sopa de Azeite de oliva (ou outro óleo de sua preferência)

🍕 sal e temperos a gosto.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em um recipiente e deixe descansando por aprox. 30 min. Depois pré aqueça o forno a 180 graus, e coloque a massa em uma forma redonda untada com azeite ou coberta com "papel manteiga". Deixe assar de 5 a 8 min. ou até que fique levemente dourada, ai é só tirar, escolher o recheio de sua preferência e levar ao forno novamente até que o recheio fique no ponto, e está pronta!

 

Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais a nossa Farinha de Grão de Bico. E se quiser saber mais dicas e receitas, segue a gente lá no instagram @monama.

 

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.


Para conhecer todos os nossos produtos, clique aqui.