Nós sabemos que o Coco é um alimento super completo, versátil e que pode ser consumido praticamente por inteiro. Tem a farinha, a água, o óleo, a "carne" do coco e até a própria casca, e o mais incrível é que em cada uma dessas partes dele nós encontramos benefícios diferentes. 

 

Mas hoje em especial nós vamos falar sobre o Açúcar de Coco, que está se tornando cada vez mais conhecido entre nós brasileiros. 

 

Da onde vem o Açúcar de Coco? 

Você sabia que na verdade o açúcar de coco é produzido e extraído da seiva do coqueiro? Sim… Essa seiva é aquecida até que toda a sua água seja retirada e fique só o resíduo final desidratado. E é após esse processo de desidratação que se formam os cristais de açúcar que tem uma cor amarronzada e bem parecida com a do açúcar mascavo. 

 

Mas afinal, o açúcar de coco é mais saudável? 

Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem, e a resposta é sim!

Mas isso não significa que pode ser ingerido à vontade. Porque ele continua sendo um açúcar, mas na verdade os seus benefícios estão no que mais ele proporciona além de calorias e carboidratos, e é aí que está o seu grande diferencial! 

 

O açúcar de coco é rico em fibras, mais especificamente uma fibra chamada Inulina, que é a principal responsável pelo seu famoso baixo índice glicêmico

O motivo do açúcar de coco apresentar um índice glicêmico mais baixo é que ele gera um pico de insulina menor no organismo, porque a sua alta concentração de fibras atrasa a absorção da glicose no nosso corpo. 

 

A inulina e as fibras presentes nele, também fazem do açúcar de coco um agente prebiótico que ajuda na recomposição da flora intestinal e no fortalecimento da nossa imunidade.

 

Ele também apresenta uma alta concentração de minerais como ferro, zinco, potássio e cálcio. Além de ter ação antioxidante devido a sua alta quantidade de flavonoides. 

 

Então podemos dizer que sim, o açúcar de coco está entre uma das opções mais saudáveis para adoçar. Já que ele é 100% natural, não passa por processo de refinamento e apresenta ótimos benefícios e funcionalidades para a nossa saúde. 

 

Como usar o açúcar de coco? 

 O açúcar de coco serve para adoçar simplesmente tudo que você deseja. O sabor dele é bem parecido com o sabor do açúcar mascavo, e ele tem um alto potencial de dulçor o que ajuda a usar menos quantidade para atingir níveis maiores de doçura. 

Ele é perfeito para ser usado em receitas e também no dia a dia, para adoçar um cafezinho por exemplo. Além de ser uma ótima opção para a criançada, que geralmente tem um paladar mais doce. 

 

Realmente o açúcar de coco é um super ingrediente. Então que tal inseri-lo no seu dia a dia para substituir o açúcar branco ou os adoçantes artificiais? Com certeza trará ótimos benefícios para a sua saúde! 

 

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os nossos produtos clique aqui

Equipe Monama