Quando falamos em aveia, logo pensamos nas frutas do nosso café da manhã ou em um mingau bem quentinho, não é mesmo? Mas, o que mais sabemos sobre esse alimento? Quais são seus reais benefícios e como podemos consumi-lo de uma maneira menos óbvia no nosso dia a dia?

A aveia é um cereal fonte de fibras e muito nutritivo para inserir na sua dieta. Fonte também de cálcio, proteínas e carboidratos, o alimento traz grandes benefícios para a saúde. Dentre as fibras solúveis e insolúveis, a beta-glucana é a que mais se destaca pela ação na redução do colesterol ruim, o LDL, e também no controle da glicose no sangue, outro ponto super positivo! Além disso, a aveia garante saciedade ao organismo e contém baixo teor calórico. As fibras também fazem do alimento um ótimo aliado para manter o bom funcionamento do intestino, mas, para isso, vale lembrar que é sempre importante beber bastante água ao longo do dia!

Sua produção se desenvolveu bastante nos últimos anos. Pelo clima ameno, favorável para a plantação, países do leste europeu são os principais produtores da aveia no mundo. Pelo mesmo motivo, no Brasil, o estado que mais cultiva o cereal é o Rio Grande do Sul e, dentre as mais de 120 espécies diferentes de aveia, a avena sativa (aveia-comum) é a que você provavelmente conhece melhor, pois é o grão mais consumido pelos brasileiros. 

Conhecida também por sua versatilidade nas mais diferentes formas de consumo, a aveia é encontrada mais comumente em farelo, flocos ou farinha. Na Monama, você encontra essas três opções sem glúten. Todas podem enriquecer o valor nutricional da nossa alimentação quando misturadas a iogurtes, shakes, sucos e frutas, além de poderem ser usadas também em receitas de bolos, tortas, pães, biscoitos e tortas. Um mais delicioso que o outro!

Você sabia…

Que a aveia também tem ação relaxante? Isso porque ela é uma boa fonte de triptofano e melatonina. O triptofano é um aminoácido responsável por estabilizar o nível de serotonina no cérebro, neurotransmissor essencial para os processos bioquímicos que regulam o sono e o humor. Já a melatonina é o hormônio estimulante para o relaxamento e repouso do organismo, e por causa disso, alguns estudos indicam que crianças que consomem mingau de aveia no café da manhã tendem a ficar mais calmas durante o dia. Incrível, não é mesmo?

Anotou? Em resumo, o consumo diário de aveia pode ajudar a:

- Promover a regularidade e saúde gastrointestinal

- Aumentar e prolongar a saciedade

- Melhorar a qualidade do sono

- Auxiliar no controle do peso

- Reduzir o risco de doenças, como as cardíacas e a diabetes tipo 2

Nutrir nosso corpo é um hábito essencial e, por isso, devemos sempre escolher os melhores alimentos para uma alimentação cada dia mais pura, benéfica e saudável. Que tal incluir a aveia no seu dia a dia?

 

Laura Stabile e Yasmin Souza - Comunicação e Marketing Monama