Nós da Monama realmente acreditamos no poder da alimentação orgânica. Não só para o nosso corpo mas também para o nosso meio ambiente e até mesmo para economia. 

 

E como estamos na semana mundial do meio ambiente, nada como falarmos um pouquinho mais sobre orgânicos e a sua relação com a sustentabilidade, dois assuntos que nós realmente acreditamos e que se tornam cada vez mais importante em nossas vidas. 

 

Mas afinal, o que são os alimentos orgânicos? 

Os alimentos orgânicos são aqueles que são produzidos totalmente sem agrotóxicos sintéticos e químicos ou transgênicos. E sim, seguindo a sazonalidade e respeitando ao solo e o trabalhador rural. Pois na agricultura orgânica, cada alimento é produzido no seu "momento certo" e sem "estimulantes" para crescimento. Além de que a produção orgânica é fonte de renda para inúmeros produtores, que movimentam a economia local. 

 

Por serem alimentos mais trabalhosos de produzir (já que não crescem em tempo "recorde") ainda acabam tendo um preço um pouco mais elevado no mercado, mas a tendência é que com a conscientização e o passar do tempo, a produção aumente e os orgânicos tenham um preço e uma acessibilidade maior para o consumidor brasileiro. 

 

Agora vamos falar um pouquinho de alguns benefícios dos orgânicos para o meio ambiente. Dá só uma olhada: 

 

  • Conservação do solo 

A agricultura orgânica busca cultivar ao máximo a preservação do nosso solo, com a prática de rotação de culturas, que é uma técnica agrícola que visa diminuir a exaustão do solo. E também a adubação verde, que é nada mais do que a não utilização de leguminosas como forma de adubação da terra. Com esses processos, é possível desgastar e retirar o mínimo possível do nosso solo que é um organismo vivo e extremamente importante para o planeta.

 

  • Redução de poluição ambiental 

O fato de não usar agrotóxicos químicos na agricultura orgânica, ajuda também a minimizar a poluição do nosso meio ambiente. Já que muitos desses "adubos" sintéticos pode aumentar a emissão de gases poluentes e também debilitar o potencial de absorção do solo. 

 

  • Respeito da sazonalidade 

Você já parou para pensar que cada legume e fruta tem a sua época? Hoje em dia muitas vezes nós acabamos esquecendo disso, já que nos mercados e feiras sempre tem uma variedade enorme disponível. Mas na verdade, cada alimento tem a sua sazonalidade, ou seja o seu melhor momento e clima para ser produzido. Mas com a utilização em excesso de agrotóxicos, isso foi esquecido e passou a não ser mais respeitado. Porém seguir o ciclo sazonal de plantio é muito importante para o funcionamento ideal do nosso meio ambiente. Então que tal a gente tentar consumir a fruta da época? E assim, apoiar o movimento da sazonalidade. 

 

  • Bem estar da nossa fauna 

A fauna brasileira é extremamente rica, e a agricultura orgânica é uma das formas de ajudar na preservação da nossa fauna. Você sabia, que até a água dos rios e riachos perto das produções agrícolas que utilizam químicos, é contaminada? E todos os animais e até mesmo seres humanos que por ventura consomem essa água podem ser debilitados. É muito triste pensar, que mesmo indiretamente a produção com utilização de químicos pode nos afetar negativamente. 

 

Esperamos que vocês tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre a relação e os benefícios da agricultura orgânica para o nosso meio ambiente! 

 

E nós sabemos que o consumo de alimentos orgânicos ainda não é totalmente acessível para muitas regiões do país, e infelizmente ainda tem um preço bem elevado. Mas realmente acreditamos no poder de mudança desse cenário a longo prazo. E se você tem acesso e condições, porque não optar pelo o orgânico? E ajudar a fazer parte de um mundo mais saudável e consciente!