Você sabia que um dos mandamentos, ou melhor, Monamentos da Monama (confira aqui) é o incentivo a compras em feiras orgânicas?

Ao escolher alimentos orgânicos você está fazendo o bem não só para a saúde do seu corpo, mas também para quem produz e para todo o ecossistema. A agricultura orgânica valoriza o pequeno agricultor brasileiro, já que a produção agrícola é a principal fonte de renda de muitos produtores familiares. 

O planeta também agradece porque a produção orgânica contribui com a preservação do solo (que fica mais fértil e livre de toxicidades), o que favorece a harmonia de todos os elementos da natureza. 

Então, que tal frequentar algumas feiras orgânicas? Lá, na maioria das vezes, você terá contato direto com o produtor, além de conseguir ter acesso a produtos diferenciados e por um preço "justo". 

Nós da Monama queremos te ajudar a se alimentar de forma saudável! Sabemos que a alimentação nutre o corpo e queremos que nutra também a sua alma. Afinal, tem coisa melhor que ir com a família numa feira ao ar livre, escolher o que vai colocar na mesa durante a semana e aproveitar para cozinhar juntos? Lembre-se que essa sua ação também faz uma baita diferença no meio ambiente e para quem está ao seu redor, por isso nosso super incentivo a frequentar as feiras orgânicas do seu bairro. 

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas:

Onde encontrar

Se você não conhece nenhuma feirinha perto de você o Mapa de Feiras Orgânicas (https://feirasorganicas.org.br) pode te ajudar! O Mapa é uma ferramenta de busca idealizada pelo Idec que tem como objetivo estimular a alimentação saudável e orgânica no Brasil. O site é super simples de navegar, basta selecionar a sua região e a sua cidade e pronto! Vão aparecer algumas opções de feiras e comércios de orgânicos que estão cadastrados perto de você. 

Sazonalidade

O Planeta Terra possui os seus ciclos sazonais que interferem nas estações do ano e atuam na temperatura do tempo e consequentemente no cultivo dos alimentos. Isso faz com que cada período do ano seja mais propício para a produção de certos alimentos. Nós temos a sorte de viver em um país de clima tropical, que facilita muito o cultivo de frutas e legumes, mas mesmo assim é necessário respeitar os ciclos que atuam no meio ambiente.

O uso desenfreado de agrotóxicos permite que qualquer colheita dê o ano todo, por isso estamos acostumados a ir no mercado e encontrar sempre uma enorme variedade de alimentos, pois perdemos o hábito de comer os alimentos da "época". 

A liberação de agrotóxicos em 2019 é a maior já registrada! Já são mais de 200 novos pesticidas aprovados neste ano. E sabemos os malefícios que eles causam não só para nós, mas também para o meio ambiente. E aí está mais um motivo do porque a Monama incentiva a agricultura orgânica, pois é um modo de produzir que respeita os ciclos da natureza. 

Não esqueça da EcoBag

Não esqueça de levar a sua EcoBag! As sacolas plásticas que são distribuídas nos mercados, levam de 100 a 400 anos para se decompor e com o uso das sacolas retornáveis vamos minimizar o desperdício e estimular o consumo consciente. 

Você sabia que no dia 29 de julho de 2019 o Planeta atingiu o esgotamento de recursos naturais mais cedo da história? Isso significa que a partir de agora estaremos consumindo mais do que o planeta consegue repor. Por isso repense suas escolhas, pois elas podem causar grande impacto no meio ambiente!

Com tanta informação fica mais fácil fazer escolhas conscientes! E como informação boa merece ser repassada, compartilhe este conteúdo e incentive as outras pessoas a consumirem alimentos orgânicos, terem uma vida mais saudável e cuidar sempre do meio ambiente, porque o Planeta Terra é a nossa casa e merece ser cuidado com todo o amor.

Nós da Monama acreditamos na importância da boa alimentação para a vida! Sabemos que um dos pilares do equilíbrio saudável entre corpo, mente e espírito está naquilo que comemos. Por isso, sempre que possível, escolha os orgânicos! Sua saúde e o planeta agradecem! 

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

 

Equipe Monama