As férias já acabaram e com a volta às aulas vem também aquela dúvida de sempre: o que colocar na lancheira do meu filho? Seja para levar a escola, nas atividades extras, ou em passeios e viagens, preparar um lanchinho saudável para os pequenos não é uma tarefa fácil. Por isso, aí vão algumas dicas para te ajudar a organizar uma alimentação gostosa e saudável para o seu filho. 

 

O que a família come influencia 

Em primeiro lugar, é super importante estar atento aos hábitos alimentares da família, pois isso influencia diretamente na formação do paladar da criança. Fora que consumir alimentos saudáveis desde a infância é um excelente hábito que muito provavelmente irá permanecer até a fase adulta devido ao costume e condicionamento do paladar para o sabor dos alimentos saudáveis, como frutas e legumes.

 

Escolha alimentos que a criança já conheça

Na hora de montar a lancheira certifique-se de escolher alimentos que a criança já está familiarizada e gosta de comer. Neste caso é melhor deixar os novos sabores para serem experimentados em casa para não correr o risco da criança recusar o lanchinho e não ter outra opção para substituir. 

 

Aposte na versatilidade das frutas

As frutas são sempre opções saudáveis, tanto para as crianças quanto pra gente, né? E melhor ainda se forem orgânicas! Nós temos sorte, porque moramos em um país tropical riquíssimo em diversidade de frutas, o que possibilita variar bastante os sabores! Mas ainda assim às vezes as crianças ainda podem "torcer o nariz" para algumas frutas. Nesse caso nós temos que usar a criatividade e, além de variar os sabores, também mudar a forma de preparo e apresentação dessas delícias. Aí vão algumas dicas: 

- Utilizar um cortador de biscoitos em formatos divertidos pode deixar o momento da refeição mais lúdico e ajudar a estimular o consumo das frutas! Porque uma boa apresentação conta muito e as crianças adoram!

- Sim, a velha e boa salada de frutas continua sendo uma ótima opção! Que além de enriquecer ainda mais a lancheira em nutrientes devido a sua variedade, pode ser consumida com toppings como granolas, aveia, nuts, mel etc… Deixa a refeição ainda mais nutritiva e deliciosa!

- Preparar vitaminas ou "shakes" com frutas e leites vegetais também é uma ótima opção! É super simples de fazer: basta bater no liquidificador as frutas preferidas do seu filho com o leite vegetal da sua preferência. Se quiser deixar ainda mais nutritivo é só adicionar aveia e pronto! Você terá uma bebida super deliciosa e nutritiva que dá para colocar na garrafinha da lancheira do seu filho. Nesse caso é importante que a lancheira seja térmica, para que mantenha a vitamina fresca até a hora do consumo.

E na hora de escolher as frutas pode apostar na laranja e no mamão que são ricos em fibras e vitamina C e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, muito comuns nessa época do ano. A maçã também é uma ótima escolha, que além de ser docinha e crocante apresenta uma alta concentração de pectina e flavonoides, que ajudam no sistema digestivo. Se o seu filho adora banana, dê preferência para a nanica, pois as variedades “prata” e “maçã” podem prender o intestino dos pequenos. Mas as opções são diversas, por isso dá sempre para variar! 

 

Vegetais também podem fazer parte

Os snacks de legumes como cenouras baby, palitinhos de legumes variados, tomatinhos cereja e até mesmo chips assados de legumes são sempre uma boa e prática opção para colocar na lancheira da criançada! Como as frutas, os legumes também podem ser consumidos de formas variadas, tanto no preparo quanto na apresentação deixando-as assim mais interessadas no alimento. Uma boa dica é sempre apostar nos legumes com acompanhamentos que deixem eles ainda mais saborosos, como molhos feitos em casa com azeite, ervas finas, limão e até mesmo tahine e pastas de oleaginosas. 

 

Snacks prontos e saudáveis de verdade! 

E como a nossa rotina é super corrida, podemos apostar sim em alguns snacks prontos e práticos para colocar na lancheira! Foi pensando na preocupação das mães com a alimentação dos seus filhos e na falta de tempo da rotina corrida que desenvolvemos a linha Monama Mini! Composta por alimentos e snacks verdadeiramente saudáveis, feitos com poucos ingredientes, todos orgânicos e sem adição de açúcares refinados ou aditivos. Sem contar que são todos sem glúten e sem lactose. A linha Monama Mini é a combinação perfeita entre praticidade, saúde e sabor. Até os adultos estão se rendendo a essa novidade. Vale muito a pena experimentar! Temos as Barrinhas (que se apresentam em 3 sabores: banana com cacau, maçã e canela e banana com proteína vegetal), o Flokito, nosso cereal matinal orgânico, e as frutinhas orgânicas desidratadas. Essas opções são práticas e perfeitas para deixar a lancheira da criançada super deliciosa e nutritiva! 

 

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

 

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Equipe Monama