Hoje é o dia mundial do veganismo, e de acordo com a The Vegan Society, a mais antiga entidade vegana do mundo, o veganismo pode ser definido como ‘’uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais."


O veganismo é muito mais que uma restrição alimentar, considerado um estilo de vida, sua motivação está totalmente relacionada a causa da proteção animal e também ao meio ambiente. E os números assustam, de acordo com o site Seja Vegano:


 70 bilhões de animais terrestres são mortos anualmente para consumo humano;
 193 animais são mortos por segundo 24h por dia pela pecuária brasileira;
 70% das doenças modernas são de origem animal e grande parte delas ligadas à
pecuária;
 14,5% das emissões mundiais de gases do efeito estufa são causados pela pecuária.

Dessa forma, uma dieta vegana é considerada por muitas pessoas, uma das maneiras mais saudáveis de se viver. E o cardápio devem conter muitas frutas e vegetais frescos, grãos integrais, leguminosas, castanhas e sementes.
Uma dieta vegana baseada em vegetais pode reduzir o risco de mortalidade por condições
como:

 Diabetes tipo 2
 Doença cardiovascular
 Hipertensão
 Acidente vascular cerebral
 Obesidade
 E alguns tipos de câncer, incluindo câncer de próstata e cólon

É importante ter uma atenção especial na dieta vegana para evitar deficiências nutricionais específicas, por isso antes de eliminar o consumo de alimentos de origem animal, consulte um médico e nutricionista. Aqui na Monama, a grande maioria dos nossos produtos são veganos, excluindo apenas aqueles que são adoçados com mel. Entre os nossos principais produtos que fazem parte da dieta de muitos veganos é o nosso Leite de Coco em Pó Monama Vegano  que é um excelente substituto do leite de vaca, e que pode ser consumido como uma bebida vegetal ou como ingrediente de várias receitas.

E pra você que quer se aprofundar ainda mais sobre o assunto, recomendamos quatro documentários que podem ser encontrados facilmente na internet, alguns inclusive na Netflix, são eles:


 Terráqueos (2005)
 A carne é fraca (2004)
 Cowspiracy (2014)
 What the health (2017)


Gostou do assunto de hoje? Então aproveita para compartilhar esse conteúdo com aquele amigo que quer saber um pouco mais sobre o veganismo. E se você ainda não sabe a diferença entre vegano e vegetariano, clique aqui e confira o nosso texto onde abordamos as diferenças entre os dois.

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os nossos produtos clique aqui

Equipe Monama