Cúrcuma, um super aliado para a nossa saúde

Cúrcuma, um super aliado para nossa saúde

A Cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra é uma raiz da família do gengibre, que além de ser dona de uma cor vibrante incrível também é riquíssima em benefícios para a saúde! E por isso resolvemos vim aqui contar um pouquinho mais para vocês sobre esse superalimento.

Cúrcuma, um potente anti-inflamatório natural

 A cúrcuma possui vários ativos potentes em propriedades medicinais, esses são chamados de curcuminóides, sendo o principal deles a curcumina que apresenta propriedades super anti-inflamatórias e anti-oxidantes que atuam fortemente na prevenção de doenças e de inflamações crônicas.

Você sabia que muitas vezes a inflamação pode ser uma forma do organismo entrar em equilíbrio? Ela auxilia a combater possíveis invasores e também desempenha um papel de alerta para o nosso corpo, porque demonstram quando as bactérias estão em ação. Embora a inflamação aguda (de curto prazo) muitas vezes seja benéfica, ela pode ser um grande problema quando se torna crônica (de longo prazo) e pode se disseminar de forma agravante pelos tecidos do corpo. São consideradas inflamações crônicas, as cardiopatias, câncer, síndrome metabólica, mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas.

E é ai que o consumo regular da cúrcuma a longo prazo pode ajudar fortemente, porque ela auxilia na prevenção e no tratamento de doenças crônicas com as suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso já foi comprovado por estudos científicos, que o consumo da cúrcuma muitas vezes pode ser mais eficaz do que remédios químicos. Para você ver como essa raiz é poderosa!

Cúrcuma como termogênico natural

Outra curiosidade é que a cúrcuma é considerada um alimento termogênico, isso quer dizer que como o gengibre por exemplo, ela tem o poder de aumentar a temperatura do nosso corpo e com isso ajudar a queimar calorias, então, se for bem inserida em uma dieta balanceada ela pode sim ser uma aliada no processo de perda de peso.

Como consumir a cúrcurma?

A cúrcuma é um alimento milenar, consumida como tempero e erva medicinal já há muito tempo principalmente pelos indianos. Mas uma curiosidade é que o consumo da cúrcuma pura, não promove uma boa absorção da curcumina pela corrente sanguínea. Porém estudos comprovaram que para potencializar a sua absorção é necessário consumi-la junto com alguns outros alimentos, como a pimenta preta e gorduras boas, como oleaginosas, sementes ou óleo de coco por exemplo.

Cúrcuma + Pimenta preta

A pimenta preta contém piperina, uma substância natural que tem o poder de super potencializar a absorção de curcumina no nosso corpo. Com isso o consumo desses alimentos combinados, tornam os efeitos da curcuma ainda maiores e mais benéficos.

 Cúrcuma + fonte de gorduras boas

Outra forma de potencializar a absorção é consumi-la junto com uma fonte de gordura “boa” como azeite de oliva, nuts e sementes. Assim a curcumina não é absorvida diretamente pelo fígado e sim pela corrente sanguínea, através do sistema linfático, isso faz com que a cúrcuma permaneça por mais tempo em nosso corpo, tudo por conta da reação das enzimas metabólicas diante da presença dessas gorduras.

 E afinal, qual é o sabor da cúrcuma?

O sabor da cúrcuma é picante e levemente amargo e tem uma fragrância suave que lembra o gengibre. Ela pode ser consumida in natura, em chás, em extrato (que é mais concentrado) ou em pó como tempero. Muitos temperos famosos como o golden milk, curry, e mostarda levam

a cúrcuma em sua composição, o que facilita o consumo desse alimento!

A nossa Granola Salgada Alecrim e Cúrcuma é uma ótima opção de consumo desse superalimento. Porque na sua composição também tem as sementes, nuts e o azeite de Oliva extra virgem, que ajudam ainda mais na absorção da cúrcuma. Então está ai uma dica super gostosa e fácil de inserir esse a cúrcuma no seu dia a dia!

 A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os nossos produtos, clique aqui.