Se você está ligado no universo dos alimentos saudáveis , você já deve ter ouvido falar do erytritol, certo? Se você ainda não o descobriu, muito provavelmente vai conhecê-lo melhor em breve. Acontece que esse adoçante natural vem sendo muito pesquisado (e utilizado!) como uma alternativa ao açúcar comum, já que pode garantir muitos benefícios à nossa saúde.

O nome erytritol pode parecer complicado, mas sua composição é bem simples. Trata-se de um poliól (álcool de açúcar), composto encontrado naturalmente em frutas, algas e cogumelos e que pode ser produzido por um procedimento biotecnológico através de fermentação química. E é justamente esse processo que desenvolve o que é considerado atualmente como uma das formas mais saudáveis de adoçar sucos, bolos, doces e cafés.

Dentre seus principais benefícios, o erytritol tem um valor energético (ou seja, calorias) até 95% menor que a sacarose, o famoso açúcar. Ele também não altera os níveis de glicemia no sangue, podendo ser consumido por pessoas que estão em processo de emagrecimento e até diabéticos. Para completar, o sabor é delicioso e muito semelhante ao do açúcar, sem aquele gosto amargo e residual tão comum em outros adoçantes, sabe? Um adoçante natural super saudável, bem diferente do tradicional açúcar refinado. Tem coisa melhor que isso? 

Mesmo com todas essas qualidades, nenhum alimento, quando consumido em excesso, é saudável para o nosso organismo. Por isso, recomenda-se um uso equilibrado assim como o de qualquer outro açúcar ou adoçante. Vale ressaltar também, que alguns estudos apontam que doses superiores a 30g por dia podem causar diarreias em adultos que o utilizam pela primeira vez. Mas pode ficar tranquilo porque, fora isso, o erytritol não possui nenhum efeito colateral.

Então, que tal substituir o seu açúcar ou adoçante por esse super poderoso adoçante natural? Agora você já sabe, um cardápio completo por alimentos saudáveis, rico em alimentos orgânicos, integrais e opções mais naturais como o erytritol, quando aliado à prática de atividades físicas regularmente, é o caminho ideal para uma melhor qualidade de vida. 

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

 

Para conhecer todos os nossos produtos, clique aqui.

 

 

Laura Stabile - Comunicação e Marketing Monama / Nathalia Prado – Nutricionista Monama (CRN3: 44880)