Se você está ligado no universo da alimentação saudável, você já deve ter ouvido falar do erytritol, certo? Se você ainda não o descobriu, muito provavelmente vai conhecê-lo melhor em breve. Acontece que esse adoçante natural vem sendo muito pesquisado (e utilizado!) como uma alternativa ao açúcar comum, já que pode garantir muitos benefícios à nossa saúde.

O nome erytritol pode parecer complicado, mas sua composição é bem simples. Trata-se de um poliól (álcool de açúcar), composto encontrado naturalmente em frutas, algas e cogumelos e que pode ser produzido por um procedimento biotecnológico através de fermentação química. E é justamente esse processo que desenvolve o que é considerado atualmente como uma das formas mais saudáveis de adoçar sucos, bolos, doces e cafés.

Dentre seus principais benefícios, o erytritol tem um valor energético (ou seja, calorias) até 95% menor que a sacarose, o famoso açúcar. Ele também não altera os níveis de glicemia no sangue, podendo ser consumido por pessoas que estão em processo de emagrecimento e até diabéticos. Para completar, o sabor é delicioso e muito semelhante ao do açúcar, sem aquele gosto amargo e residual tão comum em outros adoçantes, sabe?

Mesmo com todas essas qualidades, nenhum alimento, quando consumido em excesso, é saudável para o nosso organismo. Por isso, recomenda-se um uso equilibrado assim como o de qualquer outro açúcar ou adoçante. Vale ressaltar também, que alguns estudos apontam que doses superiores a 30g por dia podem causar diarreias em adultos que o utilizam pela primeira vez. Mas pode ficar tranquilo porque, fora isso, o erytritol não possui nenhum efeito colateral.

Então, que tal substituir o seu açúcar ou adoçante por esse super poderoso adoçante natural? Agora você já sabe, um cardápio completo por alimentos saudáveis, rico em alimentos orgânicos, integrais e opções mais naturais como o erytritol, quando aliado à prática de atividades físicas regularmente, é o caminho ideal para uma melhor qualidade de vida. 

Laura Stabile - Comunicação e Marketing Monama / Nathalia Prado – Nutricionista Monama (CRN3: 44880)