Como voltar para uma rotina saudável sem ser radical

Agora que passou o carnaval, podemos dizer que o ano começou de verdade, né?

E para quem já tem uma rotina saudável, ou para você que na virada do ano colocou como meta de 2020 cuidar da saúde, chegou o momento de realmente iniciar esse projeto com força total!

Mas isso não quer dizer que você precise fazer grandes mudanças de uma hora para outra ou ser radical nas suas escolhas. Até porque iniciar uma rotina saudável, é uma mudança de hábito, que deve ser feita aos poucos, para que seja sustentável e benéfica para o seu corpo e mente. É mais importante você começar aos poucos e conseguir manter esses hábitos saudáveis, do que acabar fazendo grandes mudanças, que no início apresentarão resultados rápidos, mas que muitas vezes por ser inviável manter por muito tempo. 

E mais uma vez estamos aqui para te ajudar nessa missão! Por isso fizemos uma lista com algumas dicas super simples mas realmente poderosas, e que farão toda a diferença para você a voltar a estabelecer de uma vez por todas hábitos e uma rotina mais saudável e sem radicalismos. 

1 – Beba água

Essa dica pode parecer clichê, mas realmente o consumo de água faz toda a diferença para uma rotina mais saudável. Se manter hidratado é um hábito que atua não só internamente no nosso corpo, mas também na nossa pele, cabelo e até disposição física.

O consumo de água ajuda a evitar a retenção de líquidos, e atua diretamente no funcionamento do intestino. Principalmente levando em consideração que uma alimentação mais saudável tende a ser mais rica em fibras, a água é um fator essencial para o nossa corpo funcionar em harmonia.

2 – Alimentos integrais e fibras

Quando pensamos em uma alimentação saudável, sempre vem a imagem daquele alimento integral, que muitas vezes não é o favorito das pessoas. Mas o consumo de alimentos como farinhas e fibras integrais no dia a dia, realmente ajuda muito. A concentração de fibras no alimento que não passa por refinamento, é muito maior. O que atua diretamente no bom funcionamento do intestino e também promove aquela sensação de saciedade prolongada. Já que as fibras atuam positivamente no impacto do índice glicêmico no nosso corpo, e ajudam a não causar picos de insulina.

3 – Evite açúcar refinado

Todos sabemos que o açúcar refinado é um dos grandes vilões da alimentação saudável. A consequência dele no nosso corpo é extremamente prejudicial, além de causar efeitos colaterais como dependência e ansiedade. Então um dos pontos principais de iniciar uma rotina mais saudável, é retirar esse alimento do seu dia a dia. Tente substituir pelo açúcar de coco, mel ou algum adoçante natural como a estévia e eritritol.

4 – Faça refeições coloridas

Você pode ter certeza que quanto mais colorido for o nosso prato, mais saudável ele será. Se alimentar com uma variação de legumes, folhas e frutas, faz toda a diferença na ingestão diária de nutrientes e vitaminas que o nosso corpo precisa. E se você não é o maior fã de legumes por exemplo, não se preocupe. Vá inserindo esse alimento aos poucos, que quando você menos esperar vai estar realmente gostando de comer legumes e frutas no seu dia a dia. Uma super dica também é o modo de preparo desses alimentos, use a criatividade para variar a forma de consumo, e você vai se surpreender com o sabor e a versatilidade desses alimentos.

5 – Tente se exercitar

Fazer exercício físico com frequência ajuda a manter uma rotina saudável. Não importa qual exercício seja, pode ser ao ar livre, na academia, aulas coletivas. O importante é que o exercícios tem o poder de oxigenar as células e acelerar o nosso metabolismo. Sem contar no bem que faz para a nossa mente, funcionando muitas vezes como uma válvula de escape. Por isso é tão importante fazer algo que além de funcional, também te dê prazer ao realizar.

6 – Cuidado com os exageros

Quando falamos de exageros, nesse caso se aplica em relação ao equilíbrio. Nada em excesso faz bem, então ao começar alguns esforços para ter uma rotina saudável, o seu corpo responderá com muita rapidez. Com isso, você se sentirá super bem ao ver os resultados. Mas um ponto essencial do equilíbrio nessa parte, é você saber se permitir quando for necessário. Então não abra mão dos bons momentos por estar “focado” na saudabilidade. Antes de tudo comer é um ato social, então também se permita viver e compartilhar esses momentos. No outro dia, os hábitos saudáveis voltam para a rotina, e está tudo bem 🙂

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os nossos produtos, clique aqui.