O inverno chegou. E aí, como anda a sua alimentação nesse friozinho? Parece que no frio sentimos vontade de comer mais, né? Mas, afinal, por que será que sentimos mais fome no inverno?

Isso o nosso próprio corpo pode explicar. Conforme as temperaturas vão diminuindo, o nosso organismo tende a gastar mais energia para manter o corpo aquecido e, consequentemente, comemos mais para "abastecer" toda essa energia perdida. Sem contar que um ambiente quentinho como uma casa aconchegante combina tanto com uma comfort food, né?

Mas engana-se quem pensa que o frio é apenas sinônimo de preguiça, cobertor e comilança. É possível manter os hábitos e a alimentação saudáveis, mesmo com as temperaturas mais baixas. Quer saber como?

- Reinvente-se: Parece que no frio a vontade de comer folhas frescas, frutos e legumes é menor até mesmo para os maiores amantes de salada. Nesse momento, experimente substituir as folhas cruas por verduras refogadas e legumes cozidos. Uma ótima dica também é preparar uma sopa com esses ingredientes, que fica super nutritiva, quentinha e deliciosa. 

- Temperos termogênicos: Uma super dica é enriquecer as suas refeições com temperinhos termogênicos como pimenta preta, pimenta caiena, açafrão da terra e páprica. Para os amantes de gengibre, esse é o melhor momento para caprichar nesse ingrediente que além de aquecer o organismo, pode auxiliar no processo de queima de gordura corporal e na imunidade. 

- Chocolate quente: Tem coisa mais gostosa do que tomar um chocolate quente no frio? Além de ser delicioso é super comfort food. Então que tal reinventar suas receitas para deixar a bebida mais saudável e funcional? Experimente trocar o leite convencional por algum leite vegetal como o leite de coco ou de castanhas. Outra dica também é substituir o achocolatado por cacau em pó. Para adoçar tente usar opções como açúcar de coco ou adoçantes naturais como estévia ou eritritol, e para deixar ainda mais gostoso você pode usar algumas especiarias como canela e noz moscada, que vão dar um sabor especial e deixar a bebida mais funcional! 

- Mingau: O mingau é uma ótima opção para se aquecer no inverno. Além de matar aquela  vontade de doce, é super nutritivo! Você pode prepará-lo com aveia, tanto em flocos quanto em farelo, e algum leite vegetal da sua preferência. Se quiser enriquecer a receita, experimente colocar outros cereais e sementes como amaranto, quinoa em flocos e chia. O segredo do mingau está nos toppings, porque é nesse momento que você pode usar a sua criatividade e deixá-lo ainda mais gostoso e nutritivo. Aí vão algumas dicas: cacau nibs, pasta de amendoim, leite de coco, chips de coco, frutas secas...

- Use e abuse dos chás: Desde os mais tradicionais como camomila, hortelã e limão com gengibre, até misturas mais diferentes como flores de hibisco, cravo e moringa. Os chás são excelentes opções diuréticas para incluir na sua rotina alimentar. Eles podem ser super funcionais, ajudando na digestão e bom funcionamento do corpo! 

- Hidrate-se: Não se esqueça de beber água! O consumo diário precisa ser contínuo, mesmo sem sentir tanta sede no frio. A água possui um papel importantíssimo em nosso organismo e ajuda no bom funcionamento dos rins, além de permitir a regulação corporal e hidratação da pele e das células.

E aí, anotou tudo? Esperamos que com essas dicas quentinhas o seu inverno fique mais aconchegante!

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

 

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