O cacau é um dos alimentos mais nutritivos que existe e podemos usufruir de seus benefícios consumindo-o em forma de pó, nibs, manteiga, licor e até mesmo chocolate (sim, o chocolate pode ser muito saudável, basta sabermos escolher uma opção mais natural e nutritiva... mas isso pode ser assunto para um próximo post).

Hoje falaremos de um superalimento queridinho das nutricionistas: o cacau nibs!

Mas afinal, o que é cacau nibs? São basicamente sementes de cacau fermentadas, secas, torradas e trituradas. É o subproduto do cacau que é menos processado e também o mais nutritivo.

Seu sabor é amargo e marcante e a maioria das pessoas gosta de consumi-lo junto com outros alimentos, como frutas secas, castanhas e sementes. Muitos usam também polvilhado sobre frutas, iogurtes e cremes de açaí ou até como ingrediente para receitas de bolos, brigadeiros, cookies e outros doces.

De textura crocante, são ricos em nutrientes como ferro, magnésio, zinco, cobre e manganês. Também têm uma poderosa ação antioxidante e, por isso, ajudam no combate dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento.

O cacau nibs ajuda a estimular o cérebro para que ele libere neurotransmissores que nos trazem a sensação de bem-estar, melhoram o humor e auxiliam o controle emocional.  Um deles é a feniletilamina (FEA), também conhecido como o hormônio do amor. Como as feniletilaminas são sensíveis ao calor, elas estão menos presentes no chocolate convencional cozido e processado.

O Cacau Nibs contém a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento natural do planeta, segundo a tabela ORAC (Fonte: U.S Department of Agriculture e The Journal of the American Chemical Society). 

 

Gislaine Donelli – Nutricionista / Luana Stein – Diretora de Inovação e Marketing