A importância de ler o rótulo

Todos os alimentos industrializados possuem um rótulo nutricional que fornece todas as informações necessárias para que você saiba exatamente o que está comendo e compreender o que há nos alimentos que você consome pode te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis.

É crucial determinar seus objetivos nutricionais primeiro, para que você possa fazer o melhor uso possível dos rótulos dos alimentos. Por exemplo, se você estiver acima do peso, comparar as calorias dos produtos, permite que você escolha um item nutritivo de baixa caloria.

Outro exemplo é se você tiver uma condição crônica como pressão alta, nesse caso é crucial prestar atenção ao teor de sódio. Através do rótulo você também consegue conferir certos ingredientes caso tenha alguma alergia ou intolerância alimentar, que te ajuda a evitar o consumo.

Para isso, aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudá-lo a traduzir os rótulos dos alimentos em um ‘’idioma’’ mais simples para que você possa entender:

Lista de ingredientes – Uma dica simples para entender como funciona a lista de ingredientes é: Os primeiros ingredientes listados são aqueles que contém maior quantidade no produto. A ordem é sempre decrescente, quanto mais de um certo ingrediente o alimento contiver, mais para cima da lista estará descrito.

Significado de VD – A sigla significa Valor Diário. Ela indica qual a quantidade de calorias e de nutrientes que o alimento apresenta com base em uma dieta de 2000 kcal por dia, que seria a quantidade recomendada para um adulto saudável.

Exemplo: Se na parte do açúcar tiver 20%, significa que 1 porção daquele produto fornece 20% do açúcar total que deve ser ingerido por dia.

Carboidratos – A principal fonte de calorias para o corpo provém dos carboidratos, eles são substâncias importantes, que servem como fonte de energia para atividades físicas e atividades básicas do dia a dia. Os carboidratos, geralmente, são encontrados em alimentos que possuem frutose, alto teor de açúcar e massas em geral.

GordurasGorduras Totais: É a soma de todas as gorduras encontradas no alimento;

Gorduras Saturadas: Encontrada principalmente em alimentos de origem animal (carne vermelha e aves) e em laticínios como o leite, manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e nata. Alguns alimentos de origem vegetal como coco, dendê e babaçu também são fontes de gordura saturada. Seu consumo deve ser limitado, pois ela ajuda a aumentar o colesterol e favorece o aumento do peso.

Gordura trans: Também descrito como óleo hidrogenado ou gordura hidrogenada, as gorduras trans são usadas para ajustar a textura de alguns alimentos e fazer com que eles durem mais tempo e fiquem mais saborosos. Ela é uma grande inimiga das dietas saudáveis, pois não é sintetizada pelo organismo e, por essa razão, não deveria ser consumida nunca.

As gorduras trans podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e derrames, além de aumentarem seu colesterol ruim (LDL) e diminuirem seu colesterol bom (HDL).

Sódio – O Sódio nada mais é que o principal componente do sal, um ingrediente importante para o bom funcionamento do organismo, mas, se consumido em excesso, é desfavorável à saúde. No rótulo ele pode aparecer como benzoato de sódio, glutamato dissódico ou monossódico.

Açúcar – O açúcar pode aparecer com outros nomes também como por exemplo, xarope de milho, xarope de malte, frutose, sacarose, maltodextrina, dextrose ou açúcar invertido.

Troque sempre o açúcar branco por mel ou melaço, eles contêm antioxidantes, e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio. Ou por adoçantes naturais como eritritol, stévia ou xilitol.

Diet/Light – Os produtos light apresentam teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol, já o diet tem em sua composição a ausência total de determinado ingrediente, como o açúcar, por isso pode ser consumido por diabéticos.

Porém, nem todo alimento industrializado deve ser considerado um vilão, hoje em dia existem inúmeras opções de alimentos industrializados feitos com ingredientes naturais e que ajudam muito na correria do dia a dia das pessoas trazendo mais praticidade.

Por exemplo, os ingredientes do nosso Flokito Cereal Matinal Orgânico são: mel, flocos de arroz, aveia em flocos, flocos de milho e cacau em pó. A Barra de Aveia e Frutas Maçã e Canela Monama é feita somente com maçã e banana desidratadas, farelo de aveia, tâmara e canela. E a Pasta de Amendoim com Sal do Himalaia Monama leva somente esses dois ingredientes.

Percebeu a diferença?

Obviamente que quanto mais alimentos naturais e integrais você comer, melhor será para a sua saúde. Mas se uma parte da sua dieta consiste no consumo de industrializados, ler o rótulo e descobrir o que realmente está ingerindo é fundamental.

Por isso, faça questão de comprar produtos apenas quando conseguir identificar tudo na lista de ingredientes, e na dúvida leve em consideração a frase do escritor e ativista Michael Pollan, e que faz parte dos nossos Monamentos, que diz ”Não coma nada que a sua avó não reconheceria como alimento’’.

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os produtos da Monama clique aqui